F Sforo
Instituto de Biociências – IBIO
Aluno: Filippo Lima Lattari Curso: Ciências Biológicas (Bacharelado) 1º período
Professora: Maria Célia Disciplina: Geologia / Paleontologia I 2015.1
Fósforo
O que é e onde é encontrado?
O fósforo é um dos minerais mais necessários à vida e está presente nos ossos, nos dentes, no DNA e nos fluidos corporais, foi descoberto nos resíduos da urina evaporada. Bastante importante no nosso dia a dia, ele está muito presente em alimentos, fertilizantes, medicamentos fixadores de cálcio e na famosa caixa de fósforo. Quanto ao elemento químico (principal elemento dos fosfatos) , é um elemento não-metálico, de símbolo P e número atômico 15. Por sua etimologia, "fósforo" significa "luz brilhante" e provém do latim "phosphorus", que por sua vez se originou no grego "phosphoros", significando “portador de luz”.
Importância Social:
Ainda que, sendo mais conhecido por sua utilização na caixa de fósforos de cozinha, esse mineral como dito anteriormente, é bastante utilizado na indústria agrícola em forma de fertilizantes. Depois de trabalhado do fosfato, o fósforo presente nos fertilizantes tem a função de repor a quantidade de “nutrientes” que os vegetais que foram aplicados precisam. Como é muito difícil o solo apresentar naturalmente todos esses nutrientes, as indústrias químicas adicionam adubo ou fertilizante que dão resultados relativamente mais rápidos, importante na área econômica de exploração.
Tipo de depósito:
O elemento constitui 0,12% da composição da crosta da Terra e é o duodécimo elemento mais abundante. Encontra-se na natureza em combinação de fosfato e outros sais. Existem numerosas espécies de fosfatos, mesmo que em peso, sua relação com a crosta terrestre seja relativamente pequena, ele apresente grande porção de minerais raros derivados.
Exploração:
Fosfatos e arseniatos de Ca monoclínicos, a exemplo dos sulfatos (gipsita),