Metabolismo do c lcio e f sforo
- Quem produz paratormônio e calcitonina?
- Ações do paratormônio e calcitonina?
- Como atuam em situações extremadas de hiper e hipocalcemia?
- Como é formada a vitamina D ativa (calcitriol)?
- Qual sua relação com o paratormônio?
- Detalhar osteodistrofia nutricional secundaria.
- Detalhar osteodistrofia renal secundaria.
A calcitonina é produzida e secretada pelas células parafoliculares (células C) da glândula tireóide. Já o paratormônio (PTH) é secretado pelas glândulas paratireóides.
O PTH, por atuar em resposta à baixa concentração de cálcio no sangue, tem como principal ação estimular a reabsorção óssea pelos osteoclastos. Esta ação fornece íons cálcio ao sistema circulatório, contribuindo para a manutenção dos níveis plasmáticos normais de cálcio. O PTH aumenta indiretamente a absorção intestinal de cálcio e fósforo através de seu efeito estimulador na síntese do hormônio vitamina D. No rim, o PTH inibe a reabsorção de fosfato, aumentando a excreção urinária desse ânion, além disso, aumenta a reabsorção de cálcio pelo túbulo renal.
A calcitonina tem ação contrario ao PTH, pois causa hipocalceima e hipofosfatemia. Assim, tem como estímulo primário para sua secreção, a hipercalcemia. Ela inibe a reabsorção óssea e sua ação tem efeito direto nos osteoclastos e também aumenta a movimentação do fósforo do liquido extracelular para os ossos. A calcitonina reduz a atividade gastrointestinal indiretamente, pela inibição da secreção da gastrina e também aumenta a excreção renal de cálcio e fósforo, ou seja, esse hormônio promove a deposição de cálcio nos ossos e a eliminação de cálcio na urina, além de inibir a absorção desse material pelo intestino. Com isso, a taxa de cálcio no sangue diminui.
A secreção do PTH é controlada pelas concentrações de cálcio livre no sangue, hipocalcemia estimula a secreção de PTH e a hipercalcemia inibem sua secreção. Ambas as ações são mediadas por um efeito no metabolismo do AMPc. A epinefrina