Relatorioquimica
1. Introdução
A cromatografia é uma técnica quantitativa, tem por finalidade geral duas utilizações, a de identificação de substâncias e de separação-purificação de misturas, usando propriedades como solubilidade, tamanho e massa.
Para o processo de separação de misturas, a mistura passa por duas fases sendo uma estacionaria, sendo um material poroso como um filtro, e outra móvel, como um liquido ou um gás, que ajuda na separação da mistura, sendo que os constituintes dessa misturas interagem com as fases através de forças intermoleculares e iônicas, fazendo a separação. A mistura pode ser separada em varias partes distinta ou ainda ser purificada eliminando-se as substancia indesejáveis.
A cromatografia em papel (CP) é uma técnica de partição líquido–líquido. Baseia-se na diferença de solubilidade das substâncias em questão entre duas fases imiscíveis, sendo geralmente a água um dos líquidos.
2. Objetivo
Experimentar a técnica de separação cromatográfica em papel e observar a composição das tintas esferográficas e hidrográficas.
3. Materiais
1 Béquer de aprox. 300ml;
Vidro de relógio;
Clipe de papel para suporte;
Filtro de café;
3 Canetas esferográficas de diferentes cores;
3 Canetas hidrográficas de diferentes cores;
Etanol;
Água destilada.
4. Metodologia Montar a base do experimento como na Figura 1, fazendo 3 pequenos círculos de diferentes cores de canetas esferográficas ou hidrográficas sobre a linha de partida da Tira de Papel e colocando etanol ou água destilada, respectivamente, como solvente. Colocando a fase estacionária em contato com a fase móvel e retirar a tira para secagem quando o solvente atingir ¾ de seu comprimento total.
Figura 1: Esquema experimental da técnica de cromatografia em papel
5. Justificativa
Este trabalho foi realizado para mostrar a eficiência e simplicidade da técnica de cromatografia que é muito útil para a separação de