Existem relações entre a estrutura da organização com seu programa de qualidade de vida, beneficios oferecidos e seu sindicato?
Elaine Sotero
RESUMO (no máximo 150 palavras)
PALAVRAS-CHAVE:
INTRODUÇÃO (ter entre 3 e 5 páginas)
1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA (deve conter entre 5 e 10 páginas)
1.1.Estrutura organizacional
Segundo Robbins, Stephen P. (1943) Uma estrutura organizacional define como as tarefas são formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas. Tendo como elementos básicos: especializar seus funcionários em uma tarefa específica, dividir trabalho por especializações, ter uma linha única de controle, designar quantos funcionários um gestor conseguirá dirigir com eficiência, tornar organizações decisórias mais flexíveis e padronizar tarefas dentro da organização por graus.
Conforme Picchiai, D (2010) o mesmo não acredita num modelo ideal, mas que deve ser verificado atual realidade da empresa, e procurar uma estratégia de acordo. O agrupamento de função, respeitando relacionamento hierárquico, acaba sendo o mais aplicado pela eficácia, atinge os objetivos e cumpri a missão de organizar.
Segundo MINTZBERG (1995), define cinco partes componentes de uma organização, que ele chama de:
Núcleo operacional - engloba aqueles participantes – os operadores – que perfazem o trabalho básico relacionado diretamente com a produção de bens ou prestação de serviços.
Cúpula estratégica - é encarregada de assegurar que a organização cumpra sua missão de maneira eficaz e, também, de satisfazer as exigências daqueles que controlam ou de outra forma exercem poder sobre a organização. Encontram-se ali pessoas em unidades e cargos com total responsabilidade pela organização.
Linha intermediária - é composta por uma cadeia de gerentes com autoridade formal, que liga a cúpula estratégica ao núcleo operacional.
Tecnoestrutura – é onde se encontram os que prestam serviços à organização atuando sobre as tarefas de outros. Estes