e-lixo
Este trabalho irá propor um estudo motivado às questões relacionadas ao lixo eletrônico no meio ambiente, e a crescente aceleração do consumo de eletrônicos no mundo e no Brasil. O lixo despejado em locais inapropriados compromete o meio ambiente, causando à poluição dos solos, do ar e dos recursos hídricos, e ainda, afeta a população na condição sanitária, propiciando não só o aumento de catadores de lixo, mas também o risco à saúde, além de trazer incontáveis danos econômicos e ecológicos. Os resíduos tecnológicos, assim chamados, começam a se acumular em aterros e lixões, uma preocupação que deve ser não somente pública, mas mundial. Como descarta-lo corretamente? Como armazena-lo? Como recicla-lo? O lixo eletrônico deve ser considerado um dos mais novos problemas do mundo moderno.
2 - INTRODUÇÃO
Sabe-se que cada vez mais a tecnologia está presente no dia a dia. Todos usufruem dela, através de produtos eletrônicos que se tem em casa ou até mesmo no local de trabalho. Porém, o que acontece é que com o elevado uso destes produtos, nem todas as pessoas tem o conhecimento de qual é o destino correto a ser dado a esses equipamentos, uma vez que os mesmos possuem em sua composição uma série de substancias tóxicas prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. Os resíduos computacionais, resíduos eletrônicos, resíduos tecnológicos, lixo eletrônico ou e-lixo, são os termos mais comuns utilizados para denominar todo e qualquer material eletroeletrônico descartado ou defasado. Assim, o termo engloba diversos produtos, tais como computadores, aparelhos de televisão, DVDs, baterias, rádios, celulares, geladeiras, secadores de cabelo, dentre diversos outros dispositivos com os quais temos contato diariamente.
A preocupação com o meio ambiente não é novidade. Nos últimos anos há uma crescente aceleração na produção e no consumo de eletrônicos. Anualmente, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas no mundo, segundo dados da Organização das