testes de quimica
UNIVERSIDADE ADVENTISTA DE SÃO PAULO
Guilherme Ocker
Daniel Manrique
Gabriel Almeida
Felipe Silva
TRABALHO DE QUIMICA
Engenheiro Coelho – SP
07 de Outubro de 2014
Chuva Ácida
Objetivo:
Este trabalho tem por objetivo principal, demonstrar a ação e o efeito que a chuva ácida exerce sobre plantas, e posteriormente, sobre outros diversos materiais.
Introdução Teórica:
A chuva ácida é um fenômeno que ocorre com a liberação de gás, gerado pela queima de combustíveis fósseis, que acabam formando compostos a base de enxofre e nitrogênio, que quando reagem com a água, nesse caso, a água existente no ar, como nuvens, podem formar ácidos que caem em forma de chuva, e em borá não causem danos nocivos diretos a saúde humana, podem prejudicar seriamente tanto a natureza, como também edifícios e construções, (principalmente se forem de mármore).
Em relação a natureza, a chuva ácida pode danificar plantações, tornando uma colheita ruim, ou o solo, fazendo-o se tornar infértil, e até mesmo florestas, dependendo da força da acidez da chuva, e também da frequência com que vem a ocorrer, pode formar clareiras, e trazer complicações ao solo.Também pode prejudicar lagos e rios, tornando o seu ph (nível de acidez) instável, fazendo assim, com que se torne mais ácido que o normal e podendo até chega a matar peixes e algas no local.
Este fenômeno ocorre em qualquer lugar devido ao fato de que as nuvens são levadas por grandes distâncias pelo vento, podendo transportar a chuva ácida para um lugar onde se quer não haja carros, industrias e nem poluição.
Pelo fato da chuva ácida ser um fenômeno muito grande e quando ocorrer, acabar sendo em larga escala, não podemos neva-la ao laboratório sem usarmos meios artificiais, e é exatamente isso que pretendemos fazer na experiência a seguir.
Materiais Necessários: - Pote de vidro com tampa (que possibilite a