Química - Teste da Chama
CURSO ENGENHARIA CIVIL INTEGRAL
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROFESOR: JANES CACIANO FROZZA
NOMES: DIEYSON KRÜGER MIRANDA
IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS QUÍMICOS
PELO TESTE DA CHAMA
CASCAVEL, 26/03/2015
1. TÍTULO:
Experimento 02: Realizado em 19/03/2015.
Técnicas de Laboratório: Identificação de elementos químicos pelo teste da chama.
2. OBJETIVO:
Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais. Identificar elementos químicos metálicos pelo teste de chama e observar espectros associados à presença de elementos químicos metálicos.
3. RESUMO:
O desenvolvimento da prática consistiu em adicionar 30 mL de Ácido Clorídrico (HCl) em um becker e 100 mL de água (H2O) em outro becker. Feito isso, prendemos o clips à pinça de madeira, aquecendo-o com o Bico de Bunsen, com o intuito de verificar sujeiras presentes no mesmo. Após este procedimento, mergulhou-se primeiramente o clips na solução de HCl, depois na água e então no recipiente contendo a amostra. Levamos o clips à chama e observamos a reação, verificando e registrando a cor da chama. Este procedimento foi repetido para as demais 15 amostras.
4. INTRODUÇÃO:
O teste de chamas é um experimento realizado principalmente ao se estudar o conceito do modelo atômico de Rutherford e Böhr, pois foi por meio desse modelo que se introduziu o conceito de transição eletrônica. Por meio do mesmo, é possível identificar o elemento que está presente no composto através da cor resultante da chama. Isto ocorre pelo fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a determinado elemento químico, os elétrons da última camada dos seus átomos saltam para um nível de energia mais elevado, voltando, logo após, à sua orbita estacionária e liberando energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz), com frequência característica de cada elemento. Este processo de emissão de radiações explica fenômenos conhecidos mundialmente,