E-fólio de ética
Ética é um conjunto de regras de conduta relativas ao bom comportamento humano e tem como objetivo criar normas para a moral.
A moral é a prática dos bons comportamentos. Os atos morais são subjectivos, constituídos por motivos e impulsos, consoante a consciência de cada um.
No nosso quotidiano devemos pautar o nosso comportamento pelas normas que achamos mais corretas e dignas de serem cumpridas. Uma vez aceites, são reconhecidas como obrigatórias, e é de acordo com elas que temos o dever de agir. A moral tem carácter histórico e relativo, porque evoluiu ao longo do tempo tal como a sociedade e os seus costumes e, difere de indivíduo para indivíduo.
A ética é a teoria universal dos princípios do bom comportamento humano e a moral é a prática dos bons costumes, pode então conclui-se que a ética é a ciência que tem as bases normativas da moral. Como não são normas legais, não se impõem, mas devem seguir-se. A Moral não é uma Ciência, mas é o objecto da Ética, a qual deverá responder a questões como “Isto é correto? o que devo fazer?”
São várias as instituições responsáveis pela educação moral das pessoas, sobretudo crianças e jovens, como a família, a igreja, as organizações sociais e políticas, o Estado e a escola. A presença constante dos meios de comunicação de massa nos espaços públicos e privados têm um grande poder de influência e de transmissão de valores e de modelos de comportamento (que se esperam sejam positivos mas que eventualmente poderão ser negativos).
A todas mas muito em particular à escola, compete educar e ajudar a formar cidadãos conscientes, responsáveis críticos e solidários, capazes de se interrogar sobre conceitos e valores morais e a interferirem positivamente no meio em que vivem