E-commerce
Trata-se de um processo no qual os participantes do programa recebem simultaneamente feedbacks estruturados de seus superiores, pares, subordinados e outros stakeholders(partes interessadas). O participante executa também uma auto-avaliação.
Estes feedbacks são fornecidos por mei de um questionário específico que descreve os comportamentos de liderança considerados essenciais pela organização, a fim de viabilizar os seus objetivos estratégicos.
Os resultados destes feedback são confidenciais e a pessoa que os recebe não sabe quem a avaliou. Somente o avaliado terá acesso ao resultado integral da avaliação.
Trata-se pois de um instrumento individual: o avaliado utiliza os feedbacks recebidos para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança.
Origens e Principais Forças Propulsoras:
Revisitar as raizes da Avaliação 360 Graus remete ao movimento de relações humanas dos anos 50 e 60, e à prática do Desenvolvimento Organizacional (Waldman et alii, 1997). Um dos instrummentos utilizados por seus participantes é Suervy Feedback que utiliza questionários de avaliação para indentificar e discutir discrepâncias entre determinado grupo, buscando soluções de melhoria. Trata-se de um instrumento de intervenção na dinâminca interessoal de um grupo, diferindo, portanto, do 360 Graus, cuja a utilização tem um foco maior no desenvolvimento profissional e melhoria de desempenho. Entre os anos 60 e 70, experiências com os feedbacks em