Comportamento organizacional
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Comportamento Organizacional.
Prof. Yaeko Ozaki.
Tutora: Bruna Cristiane de Sá
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Campinas /SP
2013
Introdução
Definições de Eficiência e Eficácia
Através das definições de Eficiência e Eficácia podemos descobrir se uma organização está desempenhando seu papel com sucesso ou se precisa de algumas mudanças e transformações.
Eficiência - É a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade possível de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.); ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.
Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível, fazendo com que a organização obtenha maior produtividade, alcance a diminuição de tempo nas operações e obtenha uma redução de custos fazendo mais com menos.
Eficácia - É a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo fazer para se alcançar os objetivos da organização. É escolher os meios e produzir um produto adequado ao mercado. Cumprindo prazos e satisfazendo o cliente.
A Eficiência está ligada aos meios com que uma atividade é feita, enquanto a Eficácia se refere aos resultados. Uma atividade pode ser feita com Eficácia, porém sem Eficiência e vice-versa. Pode-se produzir algo que seja interessante ao mercado, mas sem a Eficiência o resultado final muitas vezes não será apropriado. Da mesma forma se uma organização produzir com Eficiência, mas sem Eficácia não alcançará o objetivo desejado. Uma organização só alcançará objetivos satisfatórios quando as tarefas forem desempenhadas com Eficiência e Eficácia.
"Fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”. (Paulo Sandroni,1996).
É necessário ter profundo conhecimento dos melhores métodos de produção, as atuais condições do mercado, o que a