E-commerce
INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca por meio de alguns livros e artigos trazer algumas informações básicas sobre o comercio eletrônico e sua importância nas empresas nos últimos tempos contando com as constantes evoluções.
E-COMMERCE
O e-commerce, ou melhor, dizendo o comércio eletrônico assim como é mais conhecido, surgiu ao final da década de 70, com a transferência eletrônica de dinheiro, visando à agilidade dos processos comerciais.
Porém nesta época o comércio eletrônico só era aplicado a grandes corporações, instituições financeiras e empresas de porte arrojado.
Depois foram evoluindo com o surgimento da troca eletrônica de dados (electronic data interchange – EDI) processo esse que possibilitava a transferência eletrônica de documentos como ordens de pagamentos, compras e faturas entre organizações.
Em meados de 90 quando a internet se tornou mais comercial foi nesta época que a expressão electronic commerce começou a ser utilizada e suas aplicações começaram expandir agilmente.
De acordo com Paoliello e Furtado (2004): “A Internet e a WWW permitiram que o Comércio Eletrônico ficasse mais acessível para um grande volume de novos usuários”.
Desde os anos de 1995, houve grandes evoluções no comércio eletrônico, chegando aos dias atuais, passando de atendimento pessoal a um atendimento cibernético, que para muitos, é algo muito frio, pois, você não passa a tratar diretamente com pessoas e sim com máquinas.
Toda essa modernidade no comercio eletrônico também se deu pela constante evolução na área de telecomunicações.
Muitas empresas de médio a grande porte mantém sites para se relacionar com funcionários, clientes, fornecedores, governo e o público em geral. (DEITEL; DEITEL; STEINBUHLER, 2004).
O comércio eletrônico divide-se em diversos tipos dentre eles: B2B, B2C, B2G, C2C.