logistica
O controle de fornecedores é o monitoramento das empresas que transacionam (fazem negócio) com a Administração e tem como objetivo atuar como uma ferramenta eficaz de controle, acompanhamento e fiscalização destas atividades.
Classificação de fornecedores
Podemos classificar como Fornecedor toda a Empresa interessada em suprir as necessidades de outra em termos de:
Matéria-Prima;
Produtos (resultado de processos de produção, manufatura e/ou industrialização)
Serviços; e
Mão-de-obra
A eficiência de um Departamento ou Setor de Compras está diretamente ligada ao grau de atendimento da demanda e ao relacionamento entre o comprador e o fornecedor, que devem ser os mais adequados e convenientes. Dentro de uma classificação podemos ter:
a) Fornecedores Monopolistas – São os fabricantes de produtos e prestadores de serviços exclusivos atuantes dentro do Mercado.
b) Fornecedores Habituais – São normalmente os fornecedores tradicionais que sempre são consultados numa coleta de preços, eles possuem uma linha de produto/serviço padronizada e bastante comercial. Geralmente são os fornecedores que prestam melhor atendimento, pois sabem que existe concorrência e que seu volume de vendas está ligado a qualidade de seus produtos e ao tratamento dado ao cliente.
c) Fornecedores Especiais - São os que ocasionalmente poderão prestar serviços, mão-de-obra e até mesmo a fabricação de produtos, que requerem equipamentos especiais ou processos específicos e que normalmente não são encontrados nos fornecedores habituais.
a) Esta classificação é bastante genérica e acadêmica, existe um grau de dependência nessa classificação que variará de acordo com o grau de necessidade e importância dos produtos/serviços a serem adquiridos, que pode ser diretamente ligado às características do fornecedor.
b) Se existem lotes mínimos de fabricação ou independente das quantidades vendidas;
c) Grau de assistência técnica;
d) Análise de capacidade de