Resenha Critica: Escritores da LIberdade
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
CAMPUS LUZIÂNIA
LICENCIATURA EM QUIMICA
ESTÁGIO II
PROFESSOR: AMANDA
RESENHA CRITICA: ESCRITORES DA LIBERDADE
O filme Escritores da Liberdade, do autor Richard LaGravanese, baseado em fatos reais nos traz em seu contexto uma problemática comum a muitas salas de aula espalhadas no mundo. Apresenta-nos de forma muito clara também duas temáticas que são importantes a todos os indivíduos pertencentes à área de ensino, que são a metodologia de ensino e a didática.
A obra Escritores da Liberdade ocorre em uma sala de aula conhecida pelo numero 203, formada por alunos de 1° ano. É uma escola de periferia dos Estados Unidos da America. É nesta escola onde se decorre grande parte do filme e é nesta escola onde a professora de inglês Erin Gruwell, formada em administração escolhe para iniciar sua vida no magistério. A senhorita Gruwell e uma professora idealista cheia de todo aquele empolgamento e vigor de um iniciante na carreira de educador.
A escola onde se passa o filme e uma escola de integração com diversas etnias e cheias de problemas educacionais entre eles o pior que é o conformismo dos professores.
Em seu primeiro contato com os alunos a senhorita Gruwell se depara com um descaso total, um total desinteresse dos alunos com as disciplinas causando-a um total choque de realidade. Mas todas essas situações presentes no ambiente escolar do filme e decorrente do sistema em que eles convivem, pois logo em cena inicial da conversa da senhorita Gruwell com uma professora da escola que leciona há 30 anos, a senhorita Campbell e percebe que eles ali não estão nem um pouco interessados em mudar a atual realidade em que se encontra o seu ensino. O caminho que eles propõem a nova professora e de deixar os alunos sumirem evadirem, um caminho de não os instigar a buscar um ensino melhor.
A escola onde se ambienta o filme e