E- commerce
A evolução da tecnologia foi um marco para a rede mundial de computadores, também conhecida como internet, tornou-se uma importante ferramenta de negócios. No Brasil, a internet teve início no ano de 1991, com a vinda da Rede Nacional de Pesquisas. Era um sistema acadêmico ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Considerado o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem, essa rede de informações possibilitou o surgimento de um novo canal de comercialização e passou a se chamar e-commerce.
E-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, em que as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e ou prestação de serviços.
Este tipo de serviço conta com diversas empresas como: Americanas, Extra, Walmart, Submarino, Mercado Livre, entre outras. Esse é o exemplo da absorção de um novo tipo de relação, consumidor versus empresa.
O comércio eletrônico teve um crescimento rápido, mas ainda faltam regras claras para a sua utilização , uma legislação específica que torne possível uma utilização segura e garantias de qualidades.
Por se tratar de um ambiente comercial não muito conhecido por grande parte da população e ainda sem um amparo legal, muitos consumidores tem duvidas na segurança desses serviços, diante desses fatos o e-commerce é um negócio seguro?
Esta pesquisa tem intuito de enfatizar a segurança no tráfego das informações pessoais e da organização, citar a influência do Marketing on-line e os mecanismos legais com relação ao ambiente virtual.
Para alguns consumidores as ferramentas de segurança disponibilizadas pelos sites apresentam eficácia na proteção de seus dados pessoais, isto é resultado do grau de conhecimento que os usuários possuem no que se diz respeito aos mecanismos de segurança.
Para outros, independente dos mecanismos de segurança, o fato de não terem contato direto com a empresa e acesso aos produtos, são motivos suficientes para optarem por uma negociação