Marketing
A estrutura simples é caracterizada principalmente pelo que ela não é. A falta ou pequena presença de estrutura, pouca acessória de apoio, divisão do trabalho não rigorosa, diferenciação mínima são algumas das suas características.
A coordenação da estrutura simples se da pela supervisão direta. Basicamente as decisões são tomadas pelo executivo principal (CEO) tornando assim as tomadas de decisão mais rápidas.
As demais unidades, caso existam, são agrupadas com pouco rigor, as decisões vêm do executivo principal e as informalidades nas comunicações permanecem.
Num ambiente ao mesmo tempo simples e dinâmico, a estrutura simples compreende um único individuo nas tomadas de decisão embora se torne orgânica por as vezes não poder padronizar os processos pela falta de previsibilidade das atividades.
A maioria das organizações passa pela estrutura simples no seu estágio de formação embora algumas delas permaneçam simples após esse período. Algumas organizações, em ambientes extremos como de uma crise, também são forçadas à centralização de poder não importando a estrutura que está sendo usada.
Apesar da rapidez das tomadas de decisão, a estrutura simples tem alguns problemas como, por exemplo, confusão nas questões estratégicas por parte do CEO por estar envolvido demais nos problemas operacionais. Ela também é a mais arriscada configuração pois ela depende da saúde e capricho de um único individuo, tornando inviável o controle na ausência do mesmo.
Riscos e qualidades são avaliados na estrutura simples. Explicar qual seria a estrutura melhor a ser aplicada numa organização vai depender de vários fatores e do julgamento, caso a caso, pois cada organização tem suas particularidades e suas necessidades.
Referencial Bibliográfico
MINTZBERG,Henry. Criando Organizações Eficazes: Estrutura em Cinco Configurações. 2ª ed.São Paulo: Atlas, 2008.
Ambiente da organização complexo
Quando eu pesquiso vem seguinte informações: