Ecologia
Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos ou lançados pelo homem na natureza forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente provocando alterações na sobrevivência das espécies. A poluição pode ser entendida, ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
De todos os animais, os humanos possuem o maior impacto nas comunidades biológicas por todo o mundo, a poluição é produzida por ele e está diretamente ligada aos processos de industrialização e urbanização. Devido esses processos é possível esclarecer os altos níveis de poluição encontrados atualmente no planeta. Os agentes poluentes são os mais variáveis possíveis e são capazes de alterar os ecossistemas da água, do solo e do ar.
Alterações nos ecossistemas terrestres
Queimadas
As queimadas afetam os solos fisicamente, quimicamente e biologicamente. Alteram a biodiversidade local, a vegetação e interferem ainda na qualidade do ar, numa proporção inimaginável. Na maioria das vezes, as queimadas provocadas pelos agricultores para a utilização das terras no cultivo de cana-de-açúcar, algodão e cereais saem do controle e causam incêndios florestais de imensas proporções causando a morte de diversas espécies de animais e plantas.
[pic]
Correntão
Outra forma de desmatamento é o correntão, onde dois tratores lado a lado, unidos por uma grossa corrente avançam floresta à dentro arrancando árvores inteiras pela raiz, por onde passa o correntão vai devastando todo o tipo de vida existente.
Apesar de ser umas das técnicas mais cruéis de desmatamento, pois muitas espécies que ali habitam são mortas covardemente essa é uma prática muito comum principalmente no estado do