E Coli
CURSO DE NUTRIÇÃO
PATÓGENOS ALIMENTARES
Escherichia coli
Camila Prestes
Renata Giacon
Lajeado, 09 de setembro de 2015.
Camila Prestes
Renata Giacon
PATÓGENOS ALIMENTARES
Escherichia coli
Trabalho sobre patógenos Alimentares- Escherichia coli apresentado na disciplina de Microbiologia dos Alimentos do Curso de Nutrição do Centro Universitário UNIVATES, ,para complementação da avaliação do semestre.
Prof.ª Mônica Jachetti Maciel
Lajeado, 9 de setembro de 2015
INTRODUÇÃO:
A Escherichia Coli é uma bactéria, anaeróbica facultativa, em sua grande maioria pertencente a microbiota intestinal, tanto de seres humanos quanto de animais de sangue quente, embora grande variedade da bactéria seja inofensiva 10% são patógenas, apresentando grande significado clinico, sendo considerada causadora de um grande número de doenças infecciosas. A bactéria foi descoberta em 1885 por um médico alemão austríaco Theodor Escherich, foi nomeada em 1919.
DESENVOLVIMENTO:
A Escherichia Coli é uma bactéria gram-negativa tem forma de bacilo e possui múltiplos flagelos em sua volta da célula, ela obtém nutrientes e energia de seu próprio hospedeiro. A faixa de temperatura de crescimento das Escherichia coli é ampla, sendo de 37 a 42 Cº a faixa de crescimento máximo. Possui uma enzima fermentadora de açucares e lactose produtora de ácido e gás, chamado lactasse positiva, está presente o trato gastrointestinal de humanos e em alguns animais, essas costumam ser inofensivas e não fazem mal a saúde, porém quando outros tipos dessa bactéria entram em contato com o organismo podem causar doenças, a maioria dos casos é a infecção urinária que ocorre geralmente em mulheres pela proximidade do anus com a uretra a bactéria frequentemente consegue passar do trato digestivo para o trato urinário, outras doenças como gastroenterite, meningite