D
INFÂNCIA
Profª Samara Saar
DO
MOMENTO
DA
CONCEPÇÃO
AO
MOMENTO DA MORTE, OS SERES HUMANOS
PASSAM POR COMPLEXOS PROCESSOS DE
DESENVOLVIMENTO. AS MUDANÇAS QUE
OCORREM
DURANTE
OS
PRIMEIROS
PERÍODOS DO CICLO VITAL SÃO MAIS
AMPLAS E RÁPIDAS DO QUE EM QUALQUER
OUTRO MOMENTO DA VIDA.
CONCEBENDO UMA NOVA VIDA
A fecundação ou concepção é o processo pelo
qual espermatozóide e óvulo (os gametas masculino e feminino ou células sexuais), se fundem para criar uma única célula chamada zigoto, que então se duplica repetidamente por divisão celular para se tornar um bebê.
A fecundação é mais provável se a relação sexual ocorre
no dia da ovulação ou durante os cinco dias precedentes.
Se a fecundação não ocorre, o óvulo e os eventuais espermatozóides no corpo da mulher morrem. Os espermatozóides são absorvidos pelos leucócitos da mulher, e o óvulo passa pelo útero e sai através da vagina. O
desenvolvimento pre-natal ocorre em três fases: germinal, embrionária efetal. Durante essas três fases de gestação, o zigoto original unicelular transforma-se em um embrião e depois em um feto. Tanto antes como depois do nascimento, o desenvolvimento segue dois princípios fundamentais.
O
crescimento e o desenvolvimento motor ocorrem de cima para baixo e do centro do corpo para fora.
fase germinativa: da fecundação até cerca de duas semanas de idade gestacional, o zigoto dividese, torna-se mais complexo e implanta-se na parede do útero.
Fase
embrionária: o segundo estágio da gestação, de aproximadamente 2 a 8 semanas, desenvolvem-se rapidamente os órgãos e os principais sistemas corporais - respiratório, digestivo, nervoso. Este é um período crítico, no qual o embrião é muito vulnerável às influências destrutivas do ambiente pre-natal
Fase fetal: etapa final da gestação. Durante esse
período, o feto cresce rapidamente até cerca de
20 vezes o seu comprimento anterior, e os órgãos e sistemas