D. Cubo de Gelo é muito forte.
Daniela Leal Musa, Francine Bica,
José Palazzo M. de Oliveira, Rosa M. Vicari
{musa, francine, palazzo, rosa}@inf.ufrgs.br
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Informática
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale - Bloco IV
Bairro Agronomia - Porto Alegre - RS -Brasil
CEP 91501-970 Caixa Postal: 15064
Resumo
O presente trabalho propõe um agente para auxílio ao processo de avaliação dos alunos em ambientes de
Ensino a Distância na Web, que detecta problemas nas atividades dos alunos e realiza ações corretivas adequadas. Este agente está integrado ao ambiente Tapejara do Instituto de Informática da UFRGS –
Sistemas Inteligentes de Ensino na Web - que consiste em um sistema de construção e acompanhamento de cursos disponibilizados via Internet.
Palavras–Chaves: Inteligência Artificial Aplicada à Educação, Educação a distância, Agentes,
Monitoração de atividades na Web.
1. Introdução
Nessa última década, o aumento da capacidade de processamento dos computadores pessoais, a tecnologia das redes e a capacidade de colocar à disposição a um número cada vez maior de pessoas todos estes instrumentos da computação originaram o interesse em uma área que vem sendo pesquisada há mais de um século [VAL 2000] a área de Educação a Distância (EAD). A Educação a Distância permite que professor e aluno, apesar de fisicamente separados, possam interagir com o auxílio de algum tipo de tecnologia. A World Wide Web se apresenta como uma tecnologia capaz de atender as expectativas dos pesquisadores da área de ensino/aprendizagem a distância, proporcionando soluções para o problema de educação e treinamento em larga escala, a custos mais acessíveis do que os tradicionais, permitindo a publicação de material didático, aplicação de tutoriais, aplicação de provas e testes, comunicação com os estudantes e apresentação de aulas a distância.
Diferentes pesquisas [GIR