D. Cubo de Gelo é muito forte.
Chamamos de conduto elétrico (ou simplesmente conduto) a uma canalização destinada a conter exclusivamente condutores elétricos. Nas instalações elétricas são utilizados vários tipos de condutos, por exemplo: eletrodutos, canaletas, eletrocalhas, bandejas, etc.
1. Eletrodutos
Um eletroduto é um elemento de linha elétrica fechada, de seção circular ou não, destinado a conter condutores elétricos, permitindo tanto a enfiação quanto a retirada dos condutores por puxamento. Na prática, o termo se refere tanto ao elemento (tubo), quanto ao conduto formado pelos diversos tubos.
1.1 Função
A função principal de um eletroduto é proteger os condutores elétricos contra certas influências externas (por exemplo, choques mecânicos e agentes químicos) podendo também, em certos casos, proteger o meio ambiente contra perigos de incêndio e de explosão, resultantes de faltas envolvendo condutores.
1.2 Classificação
1.2.1 Em função do material
Em função do material utilizado em sua fabricação, os eletrodutos podem ser: metálicos (magnéticos) ou isolantes (não magnéticos).
1.2.2 Segundo a IEC*-614 (Specification for conduits for electrical installations)
Segundo esta norma os eletrodutos podem ser: rígidos, curváveis, transversalmente elásticos e flexíveis.
Eletroduto rígido: eletroduto que não pode ser curvado, a não ser com ajuda mecânica.
Eletroduto curvável: eletroduto que pode ser dobrado com a mão, usando uma força razoável, mas sem qualquer outra ajuda.
Eletroduto transversalmente elástico: eletroduto curvável que, deformado sob ação de uma força transversal aplicada durante um curto intervalo de tempo, retoma sua forma original logo após a cessação da força.
Eletroduto flexível: eletroduto curvável que pode ser dobrado com a mão, com uma força razoavelmente reduzida, mas sem ajuda de um outro meio e que é destinado a ser freqüentemente dobrado em serviço.
1
1.3 Eletrodutos rígidos
1.3.1 Eletrodutos metálicos rígidos
Os