Show de truman
SINOPSE:
Como pacato vendedor de seguros (Jim Carrey) tem sua vida virada de cabeça para baixo quando descobre que é o astro, desde que nasceu, de um show de televisão dedicado a acompanhar todos os passos de sua existência.
DESCRIÇÃO DE 04 CENAS IMPORTANTES:
* Logo no início do filme o diretor fala que apesar de o mundo em que Truman vive ser falso ou surreal, não existe nada de falso no próprio Truman, tudo que acontece nesse seriado é a mais pura realidade, tudo bem que não é nenhum Shakespeare, mas tudo é real, não existem capítulos gravados ou falas combinadas, tudo é bem real, natural e nobre.
* Após sair de casa Truman percebe que cai um refletor do céu, ele começa a se questionar como um aparelho daquele veio do espaço, seria algo impossível. Ele aparentemente fica satisfeito, mais isso somará com outros ocorridos estranhos que lhe trarão duvidas sobre o que realmente está acontecendo ao seu redor.
* “Sílvia” mostra que realmente se importa com o que está acontecendo com a vida de Truman, ela luta para que ele descubra verdade e se liberte do seu confinamento físico, mental e psicológico.
* No meado do filme é se questionado ao diretor se não era desumano silenciar uma pobre criatura em um cativeiro moderno. O diretor responde que aceitamos a realidade da forma que nos é imposta ou passada, nunca como ela realmente é, e aproveita para afirmar que truman é livre para sair do programa a hora que desejar.
PARALELO DAS CENAS COM O TEMA:
Elas serviram para confirmar duas coisas:
- A vida em sociedade não é uma escolha e sim uma necessidade. Truman não sabia que a sociedade em que ele vivia era artificial, pois de qualquer forma ela “preenchia” todos os campos que supostamente lhe eram necessários: Família, Trabalho e Amigos.
- A sociedade tem uma grande influência na nossa vida, desde o processo de formação da personalidade até as chamadas decisões pessoais. È preciso se delimitar até que ponto a sociedade deve estar