O show de Truman
INTRODUÇÃO
O filme relata a vida de um homem que, sem saber, se torna protagonista de uma experiência televisiva desde o seu nascimento. Os passos de Truman são controlados por mais de 5 mil câmeras e milhares de telespectadores do mundo todo na famosa cidade cinematográfica de Seaheaven, onde ele vive e tem uma rotina sem muitas expectativas e emoções com sua esposa. Tudo ao seu redor não passa de uma mentira, onde sua família, cidade, amigos e trabalho são apenas encenações. Sua dia-dia é sempre rodeado de propagandas, e os acontecimentos diários são manipulados pela mídia, para chamar atenção e atender aos interesses do público. Ao longo de sua vida Truman começa a perceber fatos estranhos, falhas da produção e descobre que tudo em sua volta era apenas ficção.
CONCEITOS
O filme é sustentado pela subjetividade, não há falsidade alguma em Truman, ao contrário de tudo em sua volta, ele aceita o que o meio impõe. A subjetividade é composta por emoções, sentimentos e pensamentos que são controlados sem sua consciência. Há também em O Show de Truman, fortes traços da Teoria Comportamental, ou seja,a relação do indivíduo com o ambiente, onde é possível controlar as ações humanas (respostas) de acordo com os estímulos que lhe são dados, essa teoria é conhecida como Behavorismo. Também podemos encontrar nas bases do filme a manipulação da mídia e do homem sobre as pessoas, através da alienação e das fortes influências de propagandas.
DISCUSSÃO
Truman recebeu estímulos controlados quando era criança para ter medo de água, pela falsa morte de seu pai em um naufrágio, o que torna-o ainda mais prisioneiro do mundo em que vive, isso comprova a Teoria Comportamental no filme, pois mesmo com o desejo de conhecer e explorar novos lugares, se vê ilhado em sua cidade pelo medo que lhe foi imposto. Ao longo de sua vida programada, o astro se encanta por Sylvia, uma bela mulher que se opunha à forma prisioneira em