Capacitar a empresa para a gerência por projetos
Se desejarmos tornar as empresas mais prósperas, temos que entender que a prosperidade depende de se agregar valor ao negócio e que o valor é agregado implementando-se, sistematicamente, novos projetos - projetos de todos os tipos, em toda a organização. Quanto melhor gerenciados forem esses projetos, mais próspera será a empresa.
O gerenciamento de projetos pode ser sintonizado e integrado através de toda a empresa, de forma que todos os projetos sejam gerenciados mais facilmente e que a empresa colha os benefícios do valor agregado resultante.
Nos anos 70, Alvin Toffler [TOFFLER_70] já apontava a tendência para as naturezas turbulentas, caóticas e incertas dos tempos que estamos vivendo. Para enfrentar o desafio das mudanças que estão ocorrendo em ritmo cada vez mais acelerado, as empresas estão se transformando de estáticas e estáveis em dinâmicas e mutantes.
As empresas estão aplicando o gerenciamento de projetos para atingir necessidades estratégicas corporativas, ao invés de simplesmente realizar projetos específicos e isolados. Esta versão atualizada do gerenciamento de projetos permite que as organizações se vejam como organismos dinâmicos, compostos de inúmeros projetos cuja realização é gerenciada simultaneamente. Enquanto alguns projetos – produtos e serviços – são descontinuados, outros são iniciados, de modo que um núcleo de projetos gera as mudanças necessárias para que a empresa se mantenha atual e competitiva.
As empresas de sucesso, como a ABB, American Express, Citibank, EDS e IBM estão utilizando o gerenciamento de projetos como uma abordagem de alcance amplo para a formulação de planos e o acompanhamento do dia-a-dia dos negócios. Em outras palavras, o gerenciamento de projetos está se tornando parte da filosofia gerencial das organizações, assim como a qualidade total, a satisfação dos clientes ou a administração enxuta. Ele está se tornando inerente, parte integrante da empresa,