C digos de tica
Código de ética da enfermagem.
Código de ética da odontologia.
Quando cada um dos códigos surgiu?
Enfermagem.
O código de ética da enfermagem surgiu pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948 e em 1949 foi adotado pela convenção de Genebra da Cruz Vermelha e passou por muitas outras conferencias, sofreu uma reformulação em Tóquio em 1975 e no Brasil uma resolução em 1976 do CNS. Em 1996 o código foi reformulado pelo Ministério da saúde. E atualmente vigora o código reformulado que entrou a partir de 2007. Essa trajetória de reformulação foi coordenada pelo Conselho Federal de Enfermagem o (COFEN), com a participação dos Conselhos Regionais de Enfermagem (COREN).
Odontologia.
O primeiro código de ética da odontologia surgiu no inicio da década de 1950, visando à necessidade de nortear as ações dos profissionais da categoria que, naquela época, iniciavam sua afirmação técnico-cientifico, porem como não aviam órgãos fiscalizadores, esse código não passava de um acordo entre cavalheiros. Com a instituição dos conselhos federal e regional (CFO/CRO) pela lei N 4.324/64, surgiu, em 1971, o primeiro código de ética Odontológica (CEO), devidamente aprovado pelo órgão fiscalizador do exercício profissional.
Quais órgãos/entidade os regem e os mantém?
Enfermagem.
Atualmente no Brasil vigora o novo código de enfermagem, que foi adotado em 2007, existem dois órgãos fiscalizadores, á COFEN que é o conselho federal de enfermagem e a COREN, os conselhos regionais de enfermagem.
Odontologia.
Existem dois órgãos fiscalizadores do código de ética da odontologia, o CFO que é o órgão que fiscaliza em âmbito Federal e o CEO que fiscaliza em âmbito regional.
Quais os principais pontos em comum entre os códigos?
Como as duas profissões, visam o melhoramento da saúde, elas são comprometidas a qualidade de vida, família e coletividade, as duas trabalham na prevenção e na recuperação da saúde. Este código de ética, que facilmente poderia ser chamado de código de