C DIGO Tica
Preâmbulo
A principal missão da profissão de assistente social é aumentar o bem-estar humano e ajudar a satisfazer as necessidades humanas básicas, com especial atenção para as necessidades e capacitação das pessoas que são vulneráveis , oprimidos e vivem na pobreza. Uma característica histórica e na definição da profissão de assistente social é o foco da profissão no bem-estar individual em um contexto social e do bem-estar da sociedade. Fundamental para o trabalho social é a atenção para as forças ambientais que criam, contribuir e resolver os problemas da vida.
Os assistentes sociais promover a justiça social e mudança social com e em nome de clientes. "Clientes" é usado inclusive para se referir a indivíduos, famílias, grupos, organizações e comunidades. Os assistentes sociais são sensíveis à diversidade cultural e étnica e se esforçam para acabar com a discriminação, a opressão, a pobreza e outras formas de injustiça social. Essas atividades podem ser na forma de prática direta, organização comunitária, fiscalização, consultoria, administração, advocacia, ação social e política, desenvolvimento e implementação de políticas, educação e pesquisa e avaliação. Os assistentes sociais procuram melhorar a capacidade das pessoas para lidar com as suas próprias necessidades. Os assistentes sociais também buscam promover a capacidade de resposta das organizações, comunidades e outras instituições sociais com as necessidades e os problemas sociais das instituições individuais.
A missão da profissão de assistente social está enraizada em um conjunto de valores fundamentais. Estes valores fundamentais, abraçado por assistentes sociais em todo o trabalho de história da profissão, são a base do propósito único e perspectiva do trabalho social:
Serviço justiça social dignidade e no valor da pessoa importância das relações humanas integridade competição.
Esta constelação de valores fundamentais