C DIGO DE HAMURABI
1. Introdução
2. Sociedade na Babilônia
3. Alguns artigos do C.H. relacionados ao direito brasileiro
3.1. Pena de Talião
3.2. Estupro
3.3. Falso testemunho
3.4. Roubo e receptação
3.5. Adultério
3.6. Defesa do consumidor
1. Introdução
O Código de Hamurabi é um conjunto de leis com282 artigos que foi escrito a mando do rei Hamurabi que habitou a Babilônia aproximadamente em 1750a.C.
2. Sociedade na Babilônia
Há três camadas sociais, vejamo-las: - Awilums: são os homens livres com direitos de cidadão, incluindo tanto “ricos” e “pobres”. - Muskênun: é a classe intermediária entre os homens livres e escravos, vale dizer era uma espécie de funcionário público com direitos e deveres específicos – trabalhavam no palácio. - Escravos: minoria da população, geralmente prisioneiros de guerra.
3. Alguns artigos do CH relacionados ao direito brasileiro 3.1. Pena de Talião
É exemplificada na Bíblia com a seguinte expressão: “Olho por olho, dente por dente.” O talião não é uma lei, mas uma ideia que indica equivalência; vale dizer, o mal causado a outrem será revidado. Exemplo: se João cegou Antônio, João terá como pena o mesmo sofrimento que teve Antônio, isto é, João perderá a visão.
Art.229: “Se um construtor edificou a casa para um Awilum, mas não reforçou seu trabalho, e a casa, que construiu, caiu e causou a morte do dono da casa, este construtor será morto.”
Art.230: “Se causou a morte do filho do dono da casa, matarão o filho do construtor.” (Descendência)
No Talião está embutida a ideia de se fazer justiça com as próprias mãos. Isso é possível no Brasil?
Como regra geral, é proibido fazer justiça com as próprias mãos, na verdade há o crime de Exercício Arbitrário das próprias razões (art.345 do Código Penal). Exceção: