Atuação do psicólogo no SUS. É possível ?
O SUS surgiu para assegurar aos brasileiros um direito adquirido junto à Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e com essa Constituição Federal de 1988, ocorreu, em nosso país, uma mudança na concepção clássica de atenção à saúde, que era norteada por fundamentos assistencialistas e curativos, centrada na figura do médico e nos hospitais.
A psicologia foi uma das últimas profissões a fazer parte na saúde nas Unidades Básicas de Saúde.
O desenvolvimento desse campo aconteceu nos anos de 1980, com a efetivação de vários concursos públicos, apesar de que a admissão do psicólogo na saúde A Psicologia e o trabalho em equipe no contexto da saúde pública têm contribuído para uma prática de ação. propor uma reflexão e fundamentação teórica sobre o significado da atuação do Psicologo na área da saúde, principalmente nas Instituições Públicas. Evidenciando a necessidade, a oportunidade e a possibilidade da ação comunitária principalmente no SUS.
Dentre as atividades desenvolvidas pelo psicólogo, Souza (2008) destaca; a avaliação das pessoas candidata a diferentes procedimentos cirúrgicos; atendimento psicoeducacional; grupos para modificação de comportamentos de risco; avaliação e delineamento de programa de intervenção para indivíduos com problemas em conformar-se ao tratamento proposto pela equipe de saúde; avaliação neuropsicológica para diagnóstico e sugestão de intervenção; atuação multidisciplinar com outros profissionais de saúde; ajuda na reabilitação de pacientes com deficiências físicas; intervenções para o domínio de sintomas, bem como, pacientes submetidos à quimioterapia; atendimento em psicologia pediátrica e saúde do trabalhador.
A atuação do psicologo era vista de forma individual, e hoje é vista de forma social.É interessante poder proporcionar uma reflexãio sobre as práticas psicológicas nos serviços de saúde, em especial no nível primário de atenção a saúde. O SUS é um dever do