PROCESSOS GERENCIAIS
Considerando a realidade da empresa B.O.N.I.T.A. buscaremos nesta etapa, estabelecer conjunturas que contribuam para reverter o quadro alarmante em que se encontra sua gestão, uma vez que, o empreendimento já apresenta perda de clientela, índices crescentes de reclamações por parte dos clientes culminando em uma baixa lucratividade do salão. Sem uma mudança drástica na postura empresarial, tanto comercial quanto inter-relacional, dificilmente a empresa se manterá ativa no mercado.
DESENVOLVIMENTO
1 – O melhor tipo de liderança que a Sra. Marie Lou deverá exercer:
Para manter-se à frente dos negócios no empreendimento e ao mesmo tempo reverter o quadro desastroso apresentado pela empresa B.O.N.I.T.A., a proprietária deverá adotar uma nova forma de gestão buscando reconquistar a confiança e a motivação dos seus colaboradores e clientes. Para isso, ela deverá aprender a administrar não só as tarefas burocráticas do salão mas também as pessoas envolvidas no sistema, assumir realmente uma postura de liderança para com a sua equipe, pois, como definiu Chiavenato (2004, p. 446), “A Liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança, uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes. (...)”
Primeiramente, a proprietária deverá dar mais ênfase à sua presença física na empresa, uma vez que, conforme explicita o texto, ela não tem tempo para se relacionar com a sua equipe por conta das tarefas burocráticas de ter que lhe dar com fornecedores e pagamento de contas. Para solucionar essa questão ela deverá criar um cargo de gerente, ou mesmo contratar uma pessoa para auxiliá-la na administração das questões externas e internas do salão, visando decentralizar as tarefas e ao mesmo tempo, ganhar tempo para melhorar seu relacionamento com o time de colaboradores.
Posteriormente, ela deverá desenvolver um aspecto mais consultivo, aplicando o modelo denominado de Empowerment, traduzindo ao pé-da-letra,