pma 2
Gestão de Fluxo de Caixa
Área:
Fluxo de caixa – Pessoa Jurídica - Empresa de Pequeno Porte
Justificativa:
É importante a utilização do controle através do fluxo de caixa para os profissionais que atuam na área administrativa e financeira da empresa proporcionando eficiência em controlar as finanças da organização. Atualmente e uma ferramenta interessante no controle das finanças de qualquer empresa, mas ainda encontra-se pouco utilizada no meio empresarial de pequeno porte. Este sistema devera ser utilizado por nossos profissionais para demonstrar aos nossos superiores se sua empresa esta dando lucro ou prejuízo, e demonstrar a eles os benefícios de um fluxo de caixa bem gerenciado, com o beneficio de manter um nível de liquidez que permita pagar seus compromissos nas datas estabelecidas, dando possibilidade da empresa se planejar, se organizar, se coordenar e dirigir e controlar os recursos financeiros sobre as aplicações da atividades atuais.
Objetivo:
• Identificar a diferença entre fluxo e orçamento de caixa;
• Programar e acompanhar as entradas (recebimentos) e saídas (pagamentos) de recursos financeiros;
• Prever as despesas, seja para curto ou longo prazo;
• Analisar os ativos e passivos;
• Agilizar e assegurar as tomadas de decisão.
Vantagens competitivas:
O orçamento de caixa vai identificar as deficiências ou folgas dos recursos que a empresa possui, e assegurar que estes recursos serão eficientes ou não para atender as operações da empresa. A demonstração do fluxo de caixa permite a empresa decidir com antecedência se deverá tomar recursos ou aplicá-los, e ainda avalia e controla ao longo do tempo as tomadas de decisões e seus reflexos monetários.
Descrição da Metodologia:
Avaliaremos o fluxo de caixa de nossa empresa a fim de identificar qual a nossa principal fonte de renda e onde está sendo empregado o dinheiro recebido.
Tentar eliminar processos que geram gastos além do necessário