Psicologo em diferentes instituições públicas
A Psicologia, como uma profissão que atende as demandas variadas em diferentes contextos, visando à promoção da saúde e da qualidade de vida, possui ao lado das áreas de atuação ditas tradicionais (Psicologia Escolar Educacional, Psicologia Organizacional e do trabalho, Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar/ Saúde, Psicologia Jurídica, Psicologia Social Comunitária e a Docência em Psicologia), além de outras que começam a configurar-se em áreas emergentes no mercado de trabalho. Desta forma, visa resolver os problemas relacionados ao comportamento para que o ser humano possa ter uma vida melhor (qualidade nos relacionamentos familiares e sociais em geral).
Algumas possibilidades de ação e atuação do Psicólogo no contexto Institucional são as observações e os diagnósticos dos modos de funcionamento da instituição que ordenam ações em direção ao uso profissional da população atendida.
O profissional necessita do conhecimento, avaliação e criação de dispositivos que abram possibilidades de melhoria com ações concretas e conjuntas, identificando-se e integrando-se os profissionais envolvidos num mesmo plano de ação.
É preciso conhecer os objetivos e formular estratégias para a humanização, desenvolvimento e mudanças a partir das intervenções no ambiente social da instituição, além de interpretar a realidade social e o ambiente interno, a partir de análises sistêmica, multidisciplinar e política dos sistemas de poder e da cultura de cada organização.
O Psicólogo Educacional atua aplicando