Psicologia da saude
CURSO – PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA SAÚDE
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2013
PSICOLOGIA DA SAÚDE
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Pitágoras de Teixeira de Freitas/BA, na disciplina de Psicologia, Ciência e Profissão, como pré-requisito avaliativo. Orientação da professora Thais Vargas.
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2013
SUMÁRIO
I INTRODUÇÃO
A Psicologia da Saúde é uma especialidade psicológica bem recente, que visa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o objetivo de instrumentalizá-la no desenvolvimento e na preservação da saúde, na profilaxia e na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação precisa das doenças que acometem os pacientes, e também na melhoria da qualidade das políticas de Saúde.
Este campo do conhecimento resgata a visão do Homem como um todo, no qual é impossível dissociar a mente do organismo. Podendo ser realizado em distintos e variados contextos, como: hospitais, centros de saúde comunitários, organizações não-governamentais e nas próprias casas dos indivíduos. A Psicologia da Saúde também poderia ser compreendida como a aplicação da Psicologia Clínica no âmbito médico.
Fundamentado seu trabalho principalmente na promoção e na educação para a saúde, intervindo com a população em sua vida cotidiana antes que haja riscos ou se instale algum problema de âmbito sanitário. O trabalho é multiplicador, uma vez que capacita a própria comunidade para ser agente de transformação da realidade, pois aprende a lidar, controlar e melhorar sua qualidade de vida. Dessa maneira, torna-se evidente que a Psicologia da Saúde dá ênfase às intervenções no âmbito social e inclui aspectos que vão além do trabalho no hospital, como é o caso da Psicologia Comunitária.
FALTANDO TERMINAR (ALINE)
2 QUADRO TEÓRICO
2.1 O SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL
O sistema de saúde