Trabalho
mwalber@upf.br
1 INTRODUÇÃO 1.1 O Engenheiro projetista
A missão do engenheiro é encontrar soluções para problemas técnicos. Para isso ele se baseia no conhecimento das ciências naturais e da engenharia e leva em conta fatores condicionantes materiais, tecnológicos e econômicos, bem como restrições legais, ambientais e outras impostas pelo ser humano.
As soluções precisam atender aos objetivos prefixados e autopropostos. Após seu esclarecimento, os problemas são convertidos em em subtarefas concretas que o engenheiro terá pela frente durante o processo de desenvolvimento do produto.
ppgPPF - Projeto e Desenvolvimento de Produtos Desenvolver e projetar são atividades de interesse da engenharia que: • Abrangem quase todos os campos da atividade humana; • Aplicam leis e conhecimentos das ciências naturais; • Adicionalmente se apóiam no conhecimento prático especializado;
• São em grande parte exercidas por responsabilidade pessoal;
• Criam os pressupostos para a concretização de idéias de solução.
Do ponto de vista da psicologia do trabalho, projetar é uma atividade intelectual, criativa, que requer uma base segura de conhecimentos nas áreas de matemática, física, química, mecânica, termodinâmica, mecânica dos fluídos, eletrotécnica, assim como de tecnologias de produção, ciência dos materiais e ciência do projeto.
ppgPPF - Projeto e Desenvolvimento de Produtos
Do ponto de vista metodológico, projetar é um processo de otimização com objetivos predeterminados e condicionantes em partes conflitantes.
Do ponto de vista organizacional, o projeto participa de forma significativa do ciclo de vida de um produto. O ciclo inicia por uma demanda do mercado ou por uma vontade, começando pelo planejamento do produto e, após sua utilização, terminando na reciclagem.
Projeto de engenharia é o uso de princípios científicos, informações técnicas e imaginação na definição de estruturas, máquinas ou