AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE HISTÓRIA
RESUMO: O presente trabalho visa compreender as concepções e abordagens dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem aplicados pelos docentes em sala de aula. Procurando perceber suas concepções sobre o que é aprendizagem; quais os fatores responsáveis pelo desenvolvimento da aprendizagem nos alunos; o papel da escola nesse processo e a aplicabilidade dos discursos acadêmicos na prática docente do ensino de História.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO – ENSINO – PRÁTICA PEDAGÓGICA
INTRODUÇÃO
Este artigo foi proposto como requisito de avaliação junto à disciplina de “Prática de Ensino em História I” sob a orientação da professora Vilmar Aires dos Santos, sendo complementar ao estágio observacional. Após o contanto, em disciplinas cursadas anteriormente, com as teorias de aprendizagem surgiu o interesse de perceber sua aplicabilidade e de que formam colaboravam no processo de ensino aprendizagem. Partiremos da análise das teorias Inatista-maturacionista; Behaviorista; Piagetiana e Histórico-cultural procurando perceber quais concepções de aprendizagem são utilizadas pelos professores da educação básica.
O estágio observacional foi realizado no Colégio Agrícola de Teresina, localizado no Campus Universitário SOCOPO, no bairro SOCOPO. Com funcionamento de segunda à sexta-feira, nos horários de 7:30 às 17:30. Trata-se de uma escola que oferece cursos técnicos de Agropecuária, Enfermagem e Informática integrados ao ensino médio. Cursos esses destinados a comunidade da classe média baixa. A escola está vinculada a Universidade Federal do Piauí, e por esse motivo os alunos contam, além das instalações próprias da escola, com o uso de instalações compartilhadas com a Universidade, como é o caso do Restaurante Universitário. A escola possui uma boa estrutura, contado com salas refrigeradas, quadros de acrílico, carteiras em bom estado de conservação, biblioteca, laboratórios, alojamentos, sala para professores bem equipada,