A ética de Hitler
Introdução
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Em seu significado real quer dizer propriedade do caráter, portanto ser ético é agir dentro dos valores convencionais estabelecidos pela vida humana em sociedade, agindo de forma que se propague o bem e não prejudique o próximo.
A ética também pode ser vista como a ciência que estuda a conduta humana segundo a moral e a qualidade desta conduta, quando se julga do ponto de vista do certo e errado, ou do bem e do mal. Mas também não deve ser confundida com a lei, embora com certa freqüência a lei tenha como base princípios éticos.
No presente trabalho apresenta-se um texto explicativo sobre ética e tecnologia se baseado no filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin mostrado em aula, e sobre ética profissional discutido a partir do código de ética da profissão de arquiteto.
Ética e Tecnologia
Ética e tecnologia, ou ética x tecnologia, são termos que, juntos, passaram a ser analisados principalmente na era da Revolução Industrial, e seu ideal de substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina. Começou-se então a indagação a respeito de quais limites devem ser respeitados e de quais devem ser superados.
O filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin, que abordou o tema de ética na tecnologia em 1936, ainda é uma referência quando se fala no assunto, justamente porque a tecnologia se atualiza quase que diariamente em todos os setores de atuação. Podemos perceber que a tecnologia evoluiu muito nesses mais de 70 anos, mas a humanidade em relação a ela ainda anda a passos lentos. Chaplin conseguiu dar tratamento único a uma tópica muito discutida pela produção literária e cinematográfica da época: o progresso tecnológico, que alterara o modo como as pessoas enxergavam a realidade.
Chaplin em sua sátira, toca no materialismo, que é exaltado pelo capitalismo do mundo contemporâneo. Somos seres que