filosofia
DANIEL PATRICK
2ºD
ABIMAEL MATIAS
A ÉTICA
JI-PARANÁ RO
INTRODUÇÃO
Aqui abordarei um pouco sobre teorias éticas. A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores. Trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual.
1) Ao analisar a virtude, o que Aristoteles entende por justo meio?
2) Explique qual é o sentido da frase de Epicuro: “Chamamos ao prazer principio e fim da vida feliz”.
3) Usando os conceitos de Espinosa, esclareça a frase do filosofo e explique em que ela é inovadora no seu tempo: “O desejo que nasce da alegria é mais forte do que o desejo que nasce da tristeza”.
4) Explique o que Kant entende por autonomia e heteronomia, no campo da moral.
5) Em que consiste o procedimento genealógico levado a efeito por Nietzsche?
6) Em 2003, o instituto de pesquisas Pew Research Center constatou que 80% dos brasileiros afirmam ser necessário crer em Deus para ser uma pessoa moral, enquanto apenas 13% dos franceses compartilham a mesma opinião. A partir desse tópico, responda:
a)Aplique o conceito de imperativo categórico kantiano para justificar a posição da maioria dos franceses.
b)Posicione-se pessoalmente a respeito do conteúdo da pesquisa.
7)Analise a citação de Karl-Otto Apel, relacionando-a com a experiência e a observação do mundo em que você vive. “A civilização técnico-científica confrontou todos os povos, raças e culturas, sem consideração de suas tradições morais