A Zona do Euro
A Zona do Euro é um termo utilizado para fazer referência aos países que utilizam o Euro como moeda comum. Desta forma, podemos dizer que a Zona do Euro é uma união monetária estabelecida dentro da União Europeia. Vale lembrar que nem todos os países da União Europeia utilizam o Euro como moeda oficial.
Atualmente são 17 estados da União Europeia (considerados membros oficiais) que fazem parte da Zona do Euro. Existem também países e territórios que não fazem parte da União Europeia mas que usam o Euro como moedas oficiais.
As questões monetárias relacionadas à Zona do Euro são definidas pelo Banco Central Europeu. A criação da Zona do Euro data de 1 de janeiro de 1999.
Países da Zona do Euro (pertencentes a União Europeia):
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Chipre
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- República da Irlanda
- Itália
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Portugal
CAUSAS
A crise da dívida soberana europeia resultou de uma complexa combinação de fatores, tais como: a globalização dos mercados financeiros; facilidades nas condições de crédito no período 2002-2008 que encorajaram práticas com elevados riscos de crédito; a crise financeira global de 2007-2012; desequilíbrios no comércio internacional; o fim da bolha imobiliária; a recessão global de 2008-2012; políticas orçamentais resultando em déficits crônicos; as soluções usadas pelos países para resgatar a banca e investidores provados em dificuldades, transferindo para a dívida pública o passivo dessas entidades.
A CRISE
A crise começou com a difusão de rumores sobre o nível da dívida pública da Grécia e o risco de suspensão de pagamentos pelo governo grego. As dificuldades com a dívida grega teriam iniciado no final de 2009, mas só se tornaram públicas em 2010. Resultou tanto da crise econômica mundial como de fatores internos ao próprio país - forte endividamento (cerca de 120% do PIB) e déficit orçamentário