A Xilogravura E A Arte Do Cordel
A XILOGRAVURA E A ARTE DO CORDEL.1
Ricardo Lucio Alves2
Professora: Priscila3
RESUMO O objetivo deste paper é identificar e resgatar a importância dos cordéis na cultura nordestina, observando-a como uma expressão cultural rica em processos de ensino-aprendizagem e singela em sua metodologia.
Acredita-se, portanto que o processo de ensino da xilogravura, por se tratar de uma técnica de fácil adaptação, contribui diretamente para o desenvolvimento do processo criativo do ser humano, contudo este processo é mais enfático em crianças e adolescente quando em contato com a técnica são estimuladas ao exercício da criatividade, da lógica e da socialização.
PALAVRAS CHAVES: Cordel, Gravura, Xilogravura, Erick Lima.
1. INTRODUÇÃO
A técnica de impressão manual a partir de uma placa entalhada invadiu o nordeste brasileiro antes mesmo do século XIX. Acredita-se que o movimento catequético dos padres jesuítas, durante o período pré colonial, tenha sido o grande motivador da discriminação desta arte pelos estados brasileiros. Potencializada pelo baixo custo e sua fácil adaptação a Xilogravura tornou-se referência de impressão artesanal dando vida a arte da literatura de cordel em toda região nordestina.
Provocada pela singeleza da técnica e delineada pela dimensão social, acredita-se que o processo de ensino aprendizagem com crianças de tenra idade possibilita a valorização do simples, da rotina, da comunidade, das origens sociais a qual estamos. Trata-se não apenas dos rabiscos em que uma criança apresenta em uma folha de papel, mas sim da construção e reconstrução social que ela mesma faz e refaz diariamente, estimulando sua criatividade e seu raciocínio lógico.
Não se trata apenas de como enxergamos o desenvolver motor de uma criança, mas sim como ela observará sua vida em sociedade, sua cultura, sua origem e como usurfruirá da sua capacidade criativa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Princípios que definem a