A violência contra a mulher sob o olhar da intolerância
Este artigo vem mostrar como a violência contra a mulher está presente no mundo atual, apesar de ser um fato antiqüíssimo. A violência está ligada ao fato de vivermos em uma sociedade patriarcal, machista e cheia de discriminação e intolerância, o papel do homem sendo mais valorizado do que o papel da mulher. A sociedade vendo o homem como o mais forte acaba colocando a mulher em um patamar bem menor e assim elas acabam sendo vítimas do ódio e da violência lhes causando danos físicos, emocionais e até mesmo a morte em alguns casos. Medidas vêm sendo tomadas desde então para coibir tanta violência contra a mulher, vem sendo criadas leis que as protegem de agressões sofridas por companheiros, chefes, maridos e assim tendo os seus Diretos respeitados sem violações.
1.A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO
"Quando meu marido me bateu e eu fui para a polícia, me disseram para bater nele também. Não parece haver nenhuma proteção para as mulheres, especialmente em situações violentas. Os homens não podem viver sem as mulheres e ainda assim eles nos tratam mal... eu quero que meus filhos tenham uma boa educação, que eles estudem para que não passem pela mesma situação que estou passando agora. Também quero encontrar trabalho”.(MARIA DOS ANJOS FERREIRA, uma brasileira de classe baixa, em "Flight", 1995, p. 46)
O preconceito, a discriminação e a intolerância não são fatos recentes na história da humanidade. Eles são a base de toda violência cometida contra as mulheres entre o mundo. Até hoje, as mulheres são vítimas do ódio irracional, do preconceito inconcebível, da discriminação irrestrita da violência vergonhosa e dos maus tratos a que foram, são ou ainda serão submetidas, causando danos físicos, morais ou psicológicos irreparáveis quando não causam sua própria morte. Isso se dá ao fato da sociedade ser ainda machista, preconceituosa e patriarcalista dos