A Vida
O lixo é importante porque, se for despejado em qualquer lugar, traz pragas e poluição.
Existem materiais biodegradáveis, retornáveis, reutilizáveis, recicláveis, poluentes e lixo hospitalar. Todos estes materiais devem ser separados entre si, para que recebam o devido tratamento e assim se evite de acumular lixo nas ruas e no meio-ambiente como um todo.
BIODEGRADÁVEIS: são materiais que se decompõem facilmente, tais como restos de comida, grama cortada, flores murchas, guardanapos usados de papel, pepel higiênico usado, etc.
Destino: todos esses materiais são depositados em um aterro sanitário, onde podem se decompor sem atrair pragas para áreas habitadas ou áreas de preservação natural.
Observação: restos de frutas e verduras podem ser usados para fabricação de ração para animais (porcos e gado em especial) ou fabricação de adubo orgânico, devem ser embalados separadamente do lixo produzido no banheiro e também separadamente dos restos de comida com sal e/ou carne.
RETORNÁVEIS: são embalagens recolhidas diretamente pelas empresas que as utilizam. Na empresa elas são lavadas e reabastecidas com o produto para o qual foram fabricadas.
Exemplos de retornáveis: garrafas de vidro, sacos de ráfia, tonéis de ferro, caixas grandes de papelão.
Observação: as garrafas de refrigerante pequenas de vidro são sempre recolhidas pelos bares porque são retornáveis, se o comerciante perder as garrafas, terá que comprar garrafas novas para então mandar reabastecê-las.
REUTILIZÁVEIS: são materiais resistentes que podem ser reaproveitados em casa, pelo próprio consumidor.
Exemplos de reutilizáveis: vidros de conserva podem ser usados para guardar pequenos objetos ou mesmo outros alimentos que venham em embalagens descartáveis, sacos de algodão (embalagens de algumas hortaliças) podem virar capas de almofadas, potes de plástico podem virar brinquedos de sucata, caixotes de madeira podem virar móveis rústicos.
Observação: a