A VIDA
_________________________________________________________________________________________________________________________
massa da pilha de tijolos “caia” dentro da área do tijolo que está apoiado no chão. No caso de um grupo de equilibristas suspensos sobre uma cadeira, o centro de massa de cada um deve continuar sobre a base da cadeira apoiada no chão. Em ambos os casos, a resultante de forças incidindo sobre os corpos (tijolos e equilibristas) será nula e eles permanecerão em equilíbrio. Agora, para um ponto material – corpo cujas dimensões não são relevantes –, como ficam as condições de equilíbrio? Como as forças agem sobre ele? Visualmente, podemos expressar todas as forças que atuam sobre determinado corpo com o gráfico a seguir. *MÓDULO 1*
Estática – Equilíbrio
Por dentro da estática
A estática é a área da Física que estuda sistemas em equilíbrio. De acordo com a 1.ª Lei de Newton, a aceleração desses sistemas é nula. Dizemos que uma partícula ou um corpo está em equilíbrio quando se encontra em repouso em relação a outro corpo – por exemplo, uma televisão colocada sobre uma mesa – ou em movimento retilíneo uniforme – um carro rodando numa estrada reta em velocidade constante.
O gráfico representa a ação das várias forças sobre um corpo cujas dimensões não são relevantes
AFP
Note que as várias forças que agem em certo corpo
(no exemplo do gráfico 1, 2 e 3) podem ser substituídas por suas componentes sobre os eixos e . Se formos decompor essas forças sobre os eixos e , veremos que as forças 1x, 2x e 3x estão sobre o eixo , enquanto as forças 1y, 2y e 3y estão sobre o eixo .
Caso a resultante de todas as componentes sobre os dois eixos e sejam nulas, a resultante das forças que atuam sobre o corpo também será nula ( R = ). Isso significa que a partícula estará em equilíbrio.
Resumindo, a condição para que um ponto material qualquer esteja em equilíbrio – o que significa estar parado ou