NeuroFisiologia
a) Córtex sensoriais primários
b) Córtex associativo
c) Córtex frontal
d) Córtex pré-motor
e) Córtex motor suplementar
f) Córtex motor primário
g) Cerebelo
h) Núcleos da base
R: Cobrança de falta:
a) Regiões associadas à sensações que envolvem a percepção do corpo. Cortéx visual, córtex auditivo, córtex somatossensorial são algumas dessas regiões. Quando o atleta se prepara para cobrar a falta, ele tem o processamento de informações visuais, sonoras e proprioceptivas que auxiliam sua percepção das condições externas e do seu corpo naquele momento.
b) É a região responsável por integrar as informações vindas dos córtices sensoriais primários e fornecer uma noção conjunta de todas aquelas informações.
c) Responsável por, a partir das informações integradas, desenvolver um pensamento abstrato para uma solução possível para a situação vivida. O jogador, nesse momento, imagina situações semelhantes já vividas e decide qual atitude tomar nessa situação específica.
d) Responsável pela imaginação do movimento a ser executado. Após a escolha do que fazer, o jogador imagina o gesto motor que irá utilizar para realizar a ação escolhida.
e) Responsável pela ativação de circuitos envolvidos na coordenação de movimentos complexos. Para realizar a ação escolhida, o jogador precisará combinar movimentos de músculos dos dois lados de seu corpo e, para isso, utiliza o córtex motor suplementar.
f) Responsável pela ativação daquilo que será o gatilho para a execução da ação. É o momento em que o jogador corre até a bola e realiza a cobrança da falta.
g) Auxilia na percepção do corpo e na coordenação. Desse modo, a atividade cerebelar é importante tanto no momento de recepção das informações primárias, quanto no momento de projetar a ação coordenada.
h) Os núcleos da base são responsáveis pela seleção dos movimentos mais adequados e pela ativação do córtex