A vida política
1 – Segundo Aristóteles, em sua obra A Política, a polis, ou seja, a cidade, é um conjunto de cidadãos, tendo em vista o bem comum, visto que o cidadão é aquele que tem direito de administrar justiça e exercer funções públicas. Sendo assim, Polis é a comunidade organizada, formada pelos cidadãos e Polis é uma palavra grega.Civita é uma palavra latina e significa cidadão romano, dotado de uma série de privilégios dentro da sociedade romana, dentro das diversas gradações da cidadania, podendo apenas um filósofo ser o governante da polis pois este era dotado de grande sabedoria. A República, é uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelos cidadãos ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A origem deste sistema político está na Roma antiga, onde primeiro surgiram instituições como o senado. Em resumo poderíamos resumir assim: Polis-cidade, Civitas-cidadãos da cidade e República a forma de governo.
2 – Despotismo é uma forma de governo em que o poder se encontra nas mãos de apenas um governante.
Nesta, os súditos são tratados como escravos. Diferentemente da ditadura ou da tirania, este não depende de o governo ter condições de se sobrepor ao povo, mas sim de o povo não ter condições de se expressar e auto-governar, deixando o poder nas mãos de apenas um, por medo e / ou por não saber o que fazer.
O despotismo é,é, sem dúvida, a forma mais simples de governo. É baseado em um conceito simples: o poder detém a razão. Numa sociedade despótica, o poder é mantido inquestionavelmente por aqueles que detêm o poder sobre as forças armadas e consequentemente, podem reforçar suas ordens. Por causa da opressão experimentada neste tipo de regime, os déspotas frequentemente percebem que sua aptidão para controlar a população é proporcional ao uso de tropas armadas nas cidades e nas cidades em que as pessoas moram.
Antes dos gregos, vigorava o poder despótico ou patriarcal, onde o poder era exercido por um