a vida politica
1.
A INVENÇÃO DA POLÍTICA:
•
A política nasce nas mãos dos romanos e gregos, a partir do momento em que os legisladores tomam medidas para impedir a concentração dos poderes e das autoridadesnas mãos de um rei, senhor da terra, da justiça e das armas, representante da divindade.A propriedade da terra se mantém como propriedade de famílias independentes, não formando uma casta fechada em si mesma, mas aberta à incorporação de novas famílias e de indivíduos.
•
Assim, coincidem no processo de formação de Grécia e Roma, três aspectos fundamentais: a forma da propriedade da terra, o fenômeno da urbanização e o modo de divisão territorial das cidades.
•
A urbanização significou uma complexa rede de relações econômicas e sociais que colocava em confronto não só proprietários agrários, de um lado, e artesãos e comerciantes, de outro, mas também a massa de assalariados da população urbana, os não proprietários, ou pobres. Logo, a luta de classes começa a exigir providências, pois se dá devido ao fato de que todos os indivíduos, ricos ou pobres, participavam das guerras externas, tanto para expansão territorial como para a defesa de sua cidade, formando as milícias dos nativos das comunidades. Essa participação massiva fazia com que todos se julgassem no direito de intervir, de algum modo, nas decisões econômicas e legais de suas comunidades. A solução para este problema foi a política, que transformou as comunidades urbanas em cidades propriamente ditas.
•
Os legisladores introduziram uma divisão no território das cidades, visando diminuir o poderio das famílias ricas agrárias, dos artesãos e comerciantes urbanos ricos e satisfazer a reivindicação dos camponeses pobres e dos artesãos assalariados urbanos pobres. Em Atenas, a polis foi subdividida em unidades sociopolíticas denominadas demos, em Roma em tribus.
•
Assim, democracia é o regime que pressupõe que todos do demos tinham direito a participação direta ou indireta das