A Vida Em Rede Portugu S
Nos últimos anos, assistimos a um crescimento espantoso das chamadas tecnologias de comunicação. Essas tecnologias tornaram-se mais rápidas, mais populares e mais instrumentalizadas no cotidiano de milhares de pessoas em todo o mundo.
Passaram, assim, a fazer parte de um conjunto de práticas sociais que permeia o século XXI, construindo sentidos e modificando comportamentos.
Dois elementos são marcantes nesta mudança estrutural: o primeiro deles é o foco na participação, que principalmente através da Internet, torna-se o carro chefe da popularização dessas tecnologias. O segundo é que essa participação dá-se em uma escala global, nunca antes proporcionada por nenhum meio de comunicação a indivíduos. É nesse âmbito que o foco nas chamadas “redes sociais” retorna à discussão. Nesse contexto, observamos novas práticas sociais que emergem da apropriação desses sistemas, primeiro com a popularização das salas de bate-papo, depois com ferramentas como fóruns, blogs, fotologs e, finalmente, através dos chamados sites de redes sociais. É uma constatação de que os jovens dedicam um tempo exagerado à Internet, se considerarmos as possibilidades de interação real da qual poderiam estar participando. Com grande potencial produtivo e de entretenimento, a internet, de fato, atrai uma grande audiência. Mais que isso: “um voyeurismo”.
Este voyeurismo está afetando as relações das pessoas, tornando seu universo cognitivo mais artificial. O fato é que a internet serve tanto para reaproximar pessoas quanto para distanciá-las.
Vantagens e Desvantagens
Vantagens – Fácil comunicação, inclusão social, eliminação das fronteiras, velocidade de informações. Desvantagens – Golpes na internet, vícios, falta de privacidade, anonimato, ilegalidade, isolamento.