A Vida de Sócrates, Aristóteles e Platão
Sócrates nasceu em 470 ou469 a.c em Atenas, o pensamento do filósofo marca uma reviravolta na história humana, até então a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza.
Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, a sabedoria e a prática do bem, do seu pensamento surgiram duas vertentes da filosofia que em linhas gerais, podem ser consideradas como as grandes tendências do pensamento ocidental, uma é a idealista que partiu de Platão (427-347 a.c.)seguidor de Sócrates.Ao distinguir o mundo concreto do mundo das ideias, deu a estas status de realidade, e a outra é a realista partindo de Aristóteles (384-322ª.c),discípulo de Platão que submeteu as ideias ,as quais se chega pelo espírito ao mundo real.
Na história das ideias, o grego Platão foi o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política.
O objetivo final da educação para o filósofo era a formação do homem moral vivendo em um estado justo.
Platão foi o segundo da tríade dos grandes filósofos clássicos sucedendo Sócrates (469-399 a.c.) e precedendo Aristóteles (384-322 a.c) seu discípulo.
Como Sócrates, Platão rejeitava a educação que se praticava na Grécia em sua época e que estava a cargo dos sofistas, incumbidos de transmitir conhecimentos técnicos – sobretudo a oratória – aos jovens da elite, para torná-los aptos a ocupar as funções públicas.
De todos os grandes pensadores da Grécia antiga, Aristóteles, foi o que mais influenciou a civilização ocidental, foi ele o fundador da ciência que ficaria conhecida como lógica e suas conclusões nessa área não tiveram contestação alguma até o século 17. Sua importância no campo da educação também é grande, mas de modo indireto, poucos de seus textos específicos sobre o assunto chegaram a