A vara e o cajado
Tanto a "vara" como o "cajado" eram instrumentos usados pelo pastor para proteção das ovelhas. O pastor tinha que ser hábil para manejar tanto um quanto o outro. Com sua arma de trabalho nas mãos, o pastor é o único protetor das ovelhas contra os inimigos naturais (lobos, leões, ursos, chacais, e principalmente, ladrões) do rebanho. O cajado e a vara são instrumentos de bênção para as ovelhas, mas de juízo para os predadores.
•Simbolicamente, cajado e vara na Bíblia simbolizam:
1 - O uso correto das Escrituras e capacidade para defender "a fé uma vez dada aos santos" (Judas 3).
2 - O amor às ovelhas e o cuidado com elas (At 20.28); instrumento de paciência para reconduzir aquelas que porventura se desviem (Gl 6.1), firmeza doutrinária para ensinar, admoestar e repreender (1Tm 4.12-13), fixando sempre com objetivo final, o santo "arrependimento" dos que erram; o "despertar" dos que estejam sendo enganados (2Tm 2.4-6); defendo sempre ser usado por um pastor "manso para com todos".
3 - Alguns irmãos se queixam amargamente de serem tratados com rispidez, desprezo e total desamor por pastores e líderes que invocam sua "autoridade" eclesiástica através de gritos, maus tratos, rispidez e torturas psicológicas.
4 - O pastor é um servo das ovelhas, ele não pode ser iracundo com os membros da Igreja, impaciente e incapaz de ouvir suas dúvidas, queixas e lamentos. Paulo em 1Tm 5.1-2 nos exorta à correta postura para com os irmãos em Cristo (veja o texto).
5 - O cajado do pastor não pode ser usado para esbordoar e matar as ovelhas. Pastores que maltratam, esbordoam e matam as ovelhas não são pastores de Cristo, mas são açougueiros de