Nada me faltará
1 – O Senhor é o meu Pastor.
Cristo (Cl 1.15-20) – Devemos reconhecer que seus direitos de propriedade quanto à minha pessoa são legítimos simplesmente porque foi ele quem me deu vida, e ninguém mais é capaz de compreender-me e cuidar de mim.
Is 53.6 – Assim num sentido real e vital, eu verdadeiramente pertenço a ele, porque me comprou de novo, e a um preço incrível – o de sua vida imolada e seu sangue derramado. “Eu sou o bom Pastor...”
2- Nada me faltará.
Não ficarei sem os sábios cuidados e a orientação de meu mestre.
3- Ele me faz repousar as ovelhas em pastos verdejantes...
Para repousar as ovelhas, é preciso satisfazê-las com quatro condições:
1- Sentir plena segurança;
2- Sem temores, tensões (rivalidade)
3- Irritações (insetos)
4- Fome
Somente o pastor pode proporciona-lhes a tranquilidade.
4 – Leva-me para junto das águas de descanso.
As ovelhas precisam de ÁGUA e é o Pastor que tem a indicação da localização da água. É Ele quem sabe onde se acham os melhores bebedouros. Foi o próprio quem cava estes poços com muito trabalho e esforço.
Assim como as ovelhas nós (quanto a nossa personalidade humana, a alma), temos necessidade da água do Espírito Santo, segundo nos ensinam as escrituras.
Obs:- As pessoas não sabem ao certo onde devem procurar,nem o que estão procurando.
5 – Refrigera-me a alma
Jesus se apresenta a mim, não importa quando, onde ou como ( 1 Co 10.12) eu esteja abatido, alguns princípios básicos que podemos aplicar, e que nos ajudarão a entender o medo como o homem pode ficar “virado”, abatido: a- É a procura do lugar mais confortável para deitar-se. Na vida cristã também existe um grande perigo em procurarmos sempre o lugar mais fácil, o canto mais agradável, a posição mais confortável, onde não ocorra dificuldades e não precisamos resistir ás durezas da vida. b- A lã representa (VT) a velha vida egoísta. É ali que se encontra a acumulação de coisas, bens,