: A valorização da Cultura e dos saberes das crianças do campo
Turma: Cravina
Tutor (a) Célia Correia
Atividade : Produção de Texto : A valorização da Cultura e dos saberes das crianças do campo
Respondendo os questionamentos da elaboração da produção de um texto, referente a valorização da Cultura e dos saberes das crianças do campo, vale salientar que no meu Município não tem zona rural;daí a minha produção de texto versará sobre pesquisas, leituras dos cadernos 9 e 10 e minhas opiniões pessoais,pois não tenho experiências e nem vivências em relação à Educação do campo.
A Educação do Campo necessita de mais escolas, de uma educação de qualidade que garanta a permanência,com sucesso para todose precisa de uma organização escolar que se desenvolva como exercício de cidadania de uma gestão democrática. Para o desenvolvimento camponês é necessário que entenda a diversidade e amplitude e entenda a população como protagonista propositiva de políticas e não como beneficiários e ou usuários.
Na Escola do Campo o Conselho Escolar deve desenvolver ações político pedagógico na medida em que estabelece as transformações desejáveis na prática educativa escolar e estabelece os mecanismos necessários para que esta transformação aconteça. O Conselho Escolar é um órgão de deliberação das ações políticos – pedagógicos da escola e tem função de mobilização da comunidade escolar e local.
O Conselho Escolar tem que debater com toda a escola sobre a qualidade naEducação do Campo para depois ter condições para encaminhar, de forma coletiva, a organização e o desenvolvimento da ação escolar.
A Lei Diretrizes Básica da Educação Nacional (LDBEN ) sua importância é assegurar o caráter geral e particular na organização curricular, na adequação e as peculiaridades da vida rural e de cada região, em seus conteúdos curriculares e metodológicos.
Percebe-se que a Educação do Campo depara-se com a contradição entre o geral, universal e hegemônico, com o específico, particular e contra- hegemônico. Esta