Ciclo de vida do papel
TECNICO EM DESIGN
CICLO DE VIDA DO PAPEL
GISELLE BUCHHOLZ DA COSTA
Prof.ª Iula
Novo Hamburgo, abril de 2014.
CICLO DE VIDA DO PAPEL
O papel começou a ser usado no ano 105 d.C, em 751 ocorreu sua expansão pelo ocidente, e hoje é um dos produtos mais utilizados.
No Brasil o ciclo de vida do papel inicia no plantio do eucalipto, isto leva de seis a sete anos até ele atingir o tempo necessário de corte. Ao chegar a esta idade necessária, a madeira é cortada e transportada às fábricas por caminhões. Ao chagarem as toras às fábricas, elas são descascadas, lavadas, picadas em pequenos pedaços e direcionadas à etapa de formação de polpa. Polpação é quando os pedaços de madeira são submetidos à reação com hidróxido e sulfeto de sódio, dentro de um digestor.
Para o papel ficar branquinho, ele sofre um processo de clareamento químico, que é um dos processos mais poluentes. Uma alternativa menos poluente é o Papel Ecograph, que é clareado a oxigênio, as folhas ficam com coloração creme.
Na fabricação do papel, as folhas de celulose retornam à condição de polpa. Nessa etapa, são adicionadas a ela as chamadas cargas, que são produtos inorgânicos para proporcionar maior uniformidade, lisura e opacidade.
Após, essa pasta é misturada a água, formando suspensão leitosa que será levada para as máquinas e cilindros que formarão a folha de papel. As folhas produzidas inicialmente são enroladas em bobinas enormes. Depois são cortadas mecanicamente e caminham por esteiras até serem embaladas.
O processo de reciclagem de papel no Brasil é muito pequeno, devido à ausência de inventivo, somente 37% do papel utilizado no país é reciclado. Quase todos os tipos de papel podem ser reciclados, as fibras resultantes dos papéis reciclados têm capacidade limitada de reciclagem, entre 5 a 7 ciclos. Como qualquer processo industrial, o processo de reciclagem pode gerar impactos negativos