Trabalho de biometria
Biometria é o estudo estático das características físicas ou comportamentais dos seres vivos, “bio” (vida) + “metria” (medida). Recentemente este termo também foi associado à medida de características físicas ou comportamentais das pessoas como forma de identificá-las unicamente. Hoje a biometria é usada na identificação criminal, controle de acesso, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo: os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possuí características físicas e de comportamento (a voz, a maneira de andar, etc.) distintas. Em geral, a identificação por DNA não é considerada, ainda, uma tecnologia biométrica de reconhecimento, principalmente por não ser ainda um processo automatizado (demora algumas horas para se criar uma identificação por DNA).
TIPOS DE BIOMETRIA
A. VEIAS: fiabilidade média, difícil de defraudar, alto custo.
B. IMPRESSÃO DIGITAL: método mais rápido, fiabilidade alta e baixo custo.
C. RECONHECIMENTO DA FACE: menor fiabilidade, rápido e de baixo custo.
D. IDENTIFICAÇÃO PELA ÍRIS: muito fiável imutável com o passar dos anos, alto custo.
E. RECONHECIMENTO PELA RETINA: fiável, imutável, leitura difícil e incómoda na medida em que exige que a pessoa olhe fixamente para um ponto de luz, alto custo.
F. RECONHECIMENTO DE VOZ: pouco fiável, alguns problemas com ruídos no ambiente, problemas por mudança na voz do utilizador devido a gripes ou stress, demora no processo de cadastramento e leitura, baixo custo.
G. GEOMETRIA DA MÃO: menos fiável, problemas com anéis, o utilizador precisa encaixar a mão na posição correta, médio custo.
H. RECONHECIMENTO DA ASSINATURA: menos fiável, algumas assinaturas mudam com o passar do tempo, também há problemas na velocidade e pressão na hora da escrita, médio custo.
I. RECONHECIMENTO DA